O presidente do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), Henri Siegert Chazan, participou esta quinta-feira (3) de encontro promovido pelo prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para discutir diretrizes e estratégias da nova gestão contra a covid-19. A reunião aconteceu no Palácio do Comércio, com a participação de representantes de entidades de saúde e empresariais da capital e do Estado.

Melo assumirá o Paço Municipal no dia 1º de janeiro e formou um comitê especializado para elaborar um plano de ação contra os efeitos da pandemia na saúde e na economia. “Queremos que nos ajudem a criar um comitê que tenha pluralidade dos setores fundamentais para a sociedade. Nós não podemos brincar com a Covid-19 e não vamos fechar a cidade, mas vocês têm que nos dizer quais protocolos precisamos seguir. Não faremos nenhuma portaria ou decreto sem conversar com vocês”, afirmou o prefeito eleito.

Henri agradeceu a oportunidade de integrar o grupo e disse que o SINDIHOSPA está à disposição para contribuir com a nova gestão, com a expertise colhida ao longo do ano no enfrentamento do vírus. “Desde o início do ano, estamos atuando ao lado do poder público e das instituições de saúde, auxiliando no desenvolvimento de estratégias contra a pandemia, preservando a vida e as atividades econômicas”, disse o presidente Chazan, indicando que o Sindicato fará um diagnóstico sobre os leitos disponíveis contra a Covid-19 na capital.

A reunião teve também a participação de representantes do SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), CREMERS (Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul), AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), ACPA (Associação Comercial de Porto Alegre), SINDILOJAS (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Rio Grande do Sul), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Secretaria Municipal da Saúde e Procuradoria-Geral do Município.

*Com informações do CREMERS