A porto-alegrense Eloína Gonçalves Born, de 99 anos, aguardava ansiosa a chegada dos enfermeiros nesta terça-feira pela manhã. Ela foi a primeira idosa a receber a vacina no Rio Grande do Sul no dia 17 de janeiro — junto com outras quatro pessoas. Hoje, foi a vez de tomar a segunda dose da Coronavac. “Eu estou feliz porque fiz a segunda vacina. Agora, espero meus 100 anos, e vocês para me darem um abraço. Mas, tragam um pacotinho na mão”, contou, dando uma gargalhada de alegria.

Junto com dona Eloína, outras 40 pessoas, entre moradores e funcionários, foram imunizadas na casa geriátrica Donna Care Lar de Idosos. “Estávamos ansiosos para garantir a vacinação de todos aqui. Claro que, agora, estamos mais tranquilos. No entanto, os protocolos de cuidados vão seguir rígidos na nossa clínica”, explicou Andrea Squeff, proprietária da instituição, que integra o Núcleo de Residenciais Geriátricos – Moderna Idade do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).

A escolha de Eloína foi feita com a participação do núcleo, que vem atuando no apoio ao processo de vacinação nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) da capital gaúcha. “É muito gratificante poder acompanhar a conclusão do processo de vacinação desses idosos. A esperança renasce ainda mais forte a cada nova pessoa imunizada”, celebra Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato. Desde o início da pandemia, a entidade trabalha ao lado da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado em ações de combate e prevenção do novo coronavírus, representando o setor de saúde.