Fundado em 12 de novembro de 1962, o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre – SINDIHOSPA representa os prestadores de serviços de saúde estabelecidos na capital gaúcha.

O sindicato patronal reúne hospitais, clínicas, residenciais geriátricos, empresas que prestam serviços de home care, laboratórios de análises patológicas, clínicas veterinárias, estéticas e outras organizações do setor.

Desde 1995, integra a Confederação Nacional de Saúde (CNS) e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL).

ATUAÇÃO

O SINDIHOSPA age como protagonista nas negociações com as classes profissionais e prestadores de serviços da rede pública e privada. Além de defender os interesses dos seus associados, colabora para qualificar as políticas públicas e os modelos de atendimento das instituições.

Como instituição representativa do setor, participa do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET), Comissão Municipal de Serviços  Funerários (CMSF) e Pacto Alegre.

MISSÃO:

• Fortalecer os serviços de saúde de Porto Alegre.

VISÃO:

• Ser a entidade de maior representatividade no setor de saúde da Capital.

VALORES:

Villa Argento Residencial Geriátrico

COMITÊS E NÚCLEOS

COMITÊ DE CONTROLE DE INFECÇÃO

Composto por enfermeiros dos serviços de controle de infecção dos hospitais, busca a uniformização de condutas e padronização de processos. Avalia os processos e produtos utilizados para a desinfecção do ambiente hospitalar.

COMITÊ DE FARMÁCIA

Tem como objetivo centralizar as questões pertinentes à Farmácia Hospitalar, discutindo legislações, avaliando as dificuldades referentes aos processos para buscar soluções em conjunto, desenvolver produtos e opções que atendam às demandas tanto de custo quanto de segurança do paciente.

COMITÊ DE FATURAMENTO

Foi criado com o objetivo de fortalecer as instituições de saúde frente ao mercado. Os hospitais integrantes do comitê trabalham juntos todos os processos de faturamento, buscando soluções e melhorias, com o objetivo de produzir um trabalho de forma padronizada, possibilitando fornecimento de subsídios ao Sindicato, a partir de suas avaliações técnicas, para orientação dos filiados. Também são avaliadas todas as questões que podem causar impacto financeiro no faturamento das instituições, provenientes de medidas implantadas pelas Operadoras, pela ANS ou pelo Governo.

COMITÊ DE FATURAMENTO DE CLÍNICAS

Formado por profissionais que atuam nos setores de faturamento das clínicas de diagnóstico por imagem, fisioterapia e oftalmologia. Tem como objetivo elaborar estratégias e aprimorar os processos de negociações com as operadoras de convênios para as instituições de menor porte.

COMITÊ DE GESTÃO AMBIENTAL

Tem por objetivo principal compartilhar experiências e promover soluções conjuntas relacionadas à área de gestão ambiental em estabelecimentos de saúde, buscando opções sustentáveis na gestão dos recursos naturais (água, energia, etc.) e no gerenciamento dos resíduos de saúde, reduzindo custos e minimizando o impacto ambiental.

COMITÊ DE HOTELARIA

O comitê discute sobre as melhores práticas nas áreas que compõem a hotelaria, através do acompanhamento de planilha de indicadores e análise de gestão. Além disso, realizam visitas itinerantes aos hospitais membros compartilhando seus métodos de trabalho.

COMITÊ DE MATERIAIS

Tem como objetivo prestar assessoria técnica aos comitês de Faturamento e Relacionamento com Fornecedores, através da avaliação documental e da realização de teste de produtos para saúde, gerando pareceres técnicos mais rigorosos, focados na medicina baseada em evidências. Atualmente atua no desenvolvimento do Projeto Qualificação Técnica de Produtos mat/med.

COMITÊ DE NUTRIÇÃO

Tem como objetivo a troca de experiências sobre produtos, fornecedores, processos de trabalho, e conhecimentos técnicos na área de Nutrição Hospitalar. Promove capacitação profissional e soluções para problemas em comum nas instituições, além disso, realiza visitas técnicas aos fornecedores e distribuidores de alimentos para aprovar o fornecimento de produtos aos hospitais.

COMITÊ DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE

Formado por enfermeiras das áreas de Material e Esterilização e de Controle de Infecção, busca a padronização de processos, voltada às boas práticas em processamento de produtos para a saúde com embasamento em referencial teórico e Legislação Sanitária vigente.

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS

Responsabiliza-se pelas negociações coletivas com os sindicatos profissionais, estudando permanentemente os indicadores e as principais cláusulas econômicas das Convenções Coletivas.

COMITÊ DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

Tem como objetivos gerais a busca de soluções que permitam a redução dos custos, a garantia da qualidade dos materiais, medicamentos e equipamentos, através de processos padronizados e das compras conjuntas.

COMITÊ DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

O comitê desenvolve estudos para o gerenciamento e o controle de riscos ocupacionais em serviços de saúde. Atualmente está levantando indicadores de acidentes de trabalho, revisando Normas Regulamentadoras e trabalhando em ações de prevenção de acidentes aos trabalhadores.

COMITÊ DE SEGURANÇA FÍSICA E PATRIMONIAL

Este comitê atua no combate às diferentes infrações e crimes que podem ocorrer dentro e no entorno dos hospitais, visando a segurança do público interno e externo, além do patrimônio das instituições.

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO

Tem como objetivo criar um ambiente de colaboração entre as áreas de Tecnologia da Informação (TI) do segmento hospitalar, buscando a troca de conhecimento e experiências no uso da TI em saúde.

COMITÊ JURÍDICO

Debate assuntos jurídicos de repercussão patronal, desenvolvendo estudos e pareceres relacionados a todas as áreas do Direito, no âmbito do setor saúde. Também realiza eventos e palestras sobre temas atuais e polêmicos, com objetivo de promover a defesa dos interesses das instituições.

NÚCLEO DE ALTA SEGURA E DESOSPITALIZAÇÃO

Busca a aproximação e integração dos hospitais, clínicas geriátricas e prestadores de serviços de atenção domiciliar, auxiliando no processo de desospitalização. Além disso, tem como objetivos a capacitação do grupo para as melhores práticas, desenvolvendo critérios de desospitalização e entendimento sobre as responsabilidades, a rotinização e padronização dos processos de desospitalização dos hospitais e a promoção de fóruns de discussão sobre o tema.

NÚCLEO DE RESIDENCIAIS GERIÁTRICOS

Reúne empresários proprietários de clínicas e residenciais que prestam atendimento ao idoso, uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. Um dos objetivos do grupo é buscar formas de mostrar para a sociedade que existem empresas sérias e que as famílias devem conhecer quais critérios são importantes na hora de escolher um local adequado para o paciente idoso.

NÚCLEO DE SIMULAÇÃO DE DESASTRE

O Grupo multifuncional está trabalhando na organização do terceiro exercício que objetiva testar o plano de contingência da cidade e os protocolos dos diferentes órgãos envolvidos em caso de um acidente com múltiplas vitimas, garantindo que em caso de emergência todos estejam preparados para atuar de forma rápida e eficiente.

Alessandra Dewes

Gerente de Serviços e Melhores Práticas