A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (7) uma reunião técnica para discutir o Plano de Contingência Municipal para atendimento a pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus na rede de saúde de Porto Alegre. O encontro, coordenado pelo secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer, contou com a participação de representantes dos hospitais da capital, gestores e técnicos da pasta e da Secretaria Estadual de Saúde.

Porto Alegre, RS 07/02/2020 Ocorreu nessa manhã, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a reunião com representantes de todos os hospitais de Porto Alegre. Com a presença de diretores da área de regulação e Vigilância em Saúde do órgão municipal, membros do Centro de Operações de Emergência – Coronavírus (COE), o debate foi sobre o fluxo de atendimentos aos casos suspeitos na Capital, voltados para a rede hospitalar, prontos atendimentos e unidades de saúde será apresentado durante a reunião. Foto: Robson Da Silveira/SMS PMPA

De acordo com o presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Henri Siegert Chazan, presente no encontro, as instituições hospitalares da cidade estão prontas para enfrentar essa questão. “Desde o surgimento do vírus, nosso hospitais têm acompanhado de perto o tema, estabelecendo protocolos para o atendimento a pacientes com suspeita da doença”, afirma.

A proposta do Plano de Contingência apresentada conta com cinco níveis de resposta, de zero a quatro. No nível zero, não há casos confirmados; o nível um é marcado pelo primeiro caso confirmado de viajante; um caso confirmado de transmissão local altera o nível para número dois; no nível três, a transmissão é sustentada na cidade; e, no nível quatro, se caracteriza pelo limite da capacidade instalada. Atualmente, a cidade está no nível zero.

No encontro, o secretário Stürmer destacou a qualidade da rede de atendimento de saúde da cidade e o trabalho coordenado que vem sendo realizado diariamente pela pasta com os parceiros. “Esta visão colaborativa contribui para a eficiência dos procedimentos e resultados obtidos no atendimento aos pacientes. Por isso, contamos com a experiência dos serviços para formatar o Plano”, enfatizou.

O presidente do Sindicato colocou a entidade à disposição para contribuir com o trabalho, por meio da integração de esforços. “Há questões de coordenação e burocracia que, muitas vezes, o setor público não dá conta de atender a tempo. E o SINDIHOSPA pode auxiliar nessa questão, em articulação com os hospitais”, concluiu.

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Robson de Oliveira/PMPA