Uma parceria entre o SINDIHOSPA e o Rotary Club está levando testes de covid-19 aos residenciais geriátricos de Porto Alegre, beneficiando moradores e colaboradores das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). A cooperação faz parte do programa Corona Zero, que pretende alcançar mais de 70 mil institucionalizados em todo o país.

Os kits de testagem RT-PCR são enviados de São Paulo pelo Rotary. Na capital gaúcha, o Sindicato está custeando uma equipe de enfermagem especializada e uma empresa de coleta dos testes, que realizam os procedimentos nas casas associadas ao Núcleo de Residenciais Geriátricos – Moderna Idade. Em poucos dias, os resultados são disponibilizados.

“É uma medida preventiva, para identificar se há algum caso da doença e tomar as ações adequadas para proteger os idosos e colaboradores”, explica Marcos Cunha, coordenador do Núcleo. Ele reforça que os testes são do padrão ouro no diagnóstico da covid-19, com a maior precisão para verificar a presença do vírus no indivíduo.