O SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) começou, nesta terça-feira (7), a distribuição de kits de proteção para residenciais geriátricos da capital gaúcha. Ao todo, 250 estabelecimentos poderão ser beneficiados com os materiais.

Os kits contam com cinco litros de álcool gel, cinco litros de desinfetante, caixas de luvas e de máscaras. A iniciativa visa atender, especialmente, as instituições mais carentes, levando proteção a centenas de idosos e pessoas dos grupos de risco da Covid-19 (novo coronavírus). O primeiro local a receber as doações foi o Hortênsias Creche e Condomínio de Idosos, no bairro Tristeza.

“Muitos desses locais têm sérias dificuldades para adquirir esses materiais. Com essa ação, levamos mais segurança para os idosos, que são o grupo mais vulnerável na pandemia”, destaca o presidente do Sindicato, Henri Siegert Chazan. Ele reforça que as entidades que desejarem receber os materiais podem entrar em contato com o SINDIHOSPA pelo telefone (51) 99293.4662, ou pelo e-mail info@sindihospa.com.br

Em março, diante a erupção da pandemia, o Núcleo de Residenciais Geriátricos do Sindicato produziu um protocolo com boas práticas a serem seguidas por essas casas, para evitar a disseminação do vírus. Confira abaixo as iniciativas sugeridas pela instituição:

• Proibição de visitantes ou profissionais da saúde com temperatura acima de 37,8 graus e/ou pelo menos um sintoma respiratório (coriza, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar), independentemente de histórico de viagem ou contato com caso suspeito.
• Proibição de acesso de trabalhadores ou visitantes assintomáticos que retornaram de viagem para locais de transmissão, por 14 dias a contar da data de retorno da viagem.
• Informar aos administradores caso haja qualquer suspeita de infecção ou contato com casos suspeitos entre trabalhadores do residencial ou entre familiares de hóspedes, para devido bloqueio.
• Aos familiares assintomáticos sem viagem recente a locais de transmissão, solicita-se que as visitas sejam realizadas quando estritamente necessárias. Restritas a um familiar por hóspede e exclusivamente em seu ambiente, por tempo reduzido e portando o mínimo de pertences pessoais.
• Higienização obrigatória e permanente das mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou álcool gel, na entrada do residencial, antes e após o contato com o idoso e após contato com áreas próximas ao idoso.
• Etiqueta respiratória: se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com o cotovelo flexionado ou cobrir o rosto com lenço de papel. Evitar tocar os próprios olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
• Evitar contato íntimo, como beijo, abraço e aperto de mãos, bem como falar à pouca distância do hóspede.
• Respeitar a Nota Informativa do COE-RS da Secretaria Estadual da Saúde, devidamente publicizada na ILPI.