Após meses de muita expectativa, a luta contra a Covid-19 teve um grande passo nesta segunda-feira (18). Em cerimônia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, os primeiros gaúchos receberam a dose inicial da Coronavac, vacina aprovada para uso emergencial pela Anvisa, no domingo (17). A solenidade marcou o início da campanha de imunização no Rio Grande do Sul, com 341 mil unidades do produto do laboratório Sinovac, da China, e do Instituto Butantan, de São Paulo.

Cinco pessoas receberam, simultaneamente, a imunização. Representando a população idosa, foi vacinada a porto-alegrense Eloína Gonçalves Born. Aos 99 anos, ela mantém a mesma lucidez e empolgação de outrora. E, desde cedo nesta segunda-feira, já estava com figurino e bijuterias prontas para o momento tão aguardado. “É uma grande emoção. Estava ansiosa por isso”, disse Eloína que, em julho, completará seu centenário. Moradora do Donna Care Lar de Idosos e ainda com muita vontade de viver, quer celebrar seus 100 anos mais próxima da família.

A escolha de Eloína foi feita com a participação do Núcleo de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), que atuará no apoio ao processo de vacinação nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) da capital gaúcha. “É uma alegria sem precedentes ser parte de um momento histórico como este, que traz uma mudança de direção para, enfim, vencermos a covid-19”, celebra Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato. Desde o início da pandemia, a entidade vem atuando ao lado da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado em ações de combate e prevenção do vírus, representando o setor de saúde.

Além de Eloína, também receberam a primeira dose da vacina a técnica de enfermagem Aline Marques da Silva, do Centro de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas; a indígena Carla Ribeiro, da etnia kaingang; a servidora Joelma Kazimirski, do Grupo Hospitalar Conceição, representando os profissionais de limpeza; e Jorge Amilton Höher, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. “É um dia de muita emoção. Acreditamos que junto com a vacina, os cuidados básicos, fazendo distanciamento e usando máscara vamos vencer”, disse a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. “Em nome dos 11,5 milhões de gaúchos, agradeço aos nossos profissionais de saúde, que trabalham para garantir o atendimento à população”, afirmou o governador do Estado, Eduardo Leite.

Nesta terça-feira (19), a Secretaria Estadual da Saúde fará o envio do imunizante a todos os municípios do Estado. Serão encaminhadas 170,8 mil doses, cerca da metade do recebido. A quantidade remanescente fica reservada para o posterior envio destinado à segunda dose desse público, prevista para aplicação entre duas e quatro semanas após a primeira aplicação.

Foto: Cesar Lopes/PMPA