Diante do aumento da ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) doaram 14 respiradores para os hospitais Divina Providência e Ernesto Dornelles. Com a iniciativa, o sistema de saúde da capital poderá contar com novos leitos nessas instituições para atender casos graves da covid-19.

Cada hospital recebeu sete respiradores, que já estão em condições de operar. De acordo com Mário Abílio Jaeger Neto, diretor de Desenvolvimento e Propósito da Rede de Saúde Divina Providência, os equipamentos permitirão colocar imediatamente em funcionamento a nova CTI do hospital. “Sem este gesto, nem sabemos quanto tempo teríamos de aguardar. Nossa gratidão é imensa”, comenta Mário.

Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato, afirma que a doação reforça o sistema hospitalar — e que todos devem fazer sua parte para que a capital mantenha os casos de coronavírus sob controle. “Nossa rede de saúde é ampla e está bem preparada para enfrentar a doença. No entanto, não podemos baixar a guarda. Toda a sociedade deve seguir as recomendações sanitárias e de distanciamento. Com isso, manteremos a curva em trajetória de queda”, destaca.

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Instituto Cultural Floresta e o SINDIHOSPA têm feito ações pela prevenção da doença e qualificação da rede de assistência. Segundo o presidente do Conselho do Instituto, Claudio Goldsztein, entre abril e junho, o ICF já doou mais de R$ 6 milhões em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool gel para 30 hospitais do Rio Grande do Sul, distribuiu mais de 35 mil cestas básicas para famílias carentes e adquiriu 25 mil kits de testes rápidos, além de promover outras iniciativas para combater a pandemia. Ao todo, já foram investidos pelo ICF mais de R$ 15 milhões.

Ao longo de várias semanas, o Sindicato forneceu 250 kits de higienização e EPIs  para residenciais geriátricos da capital. Qualquer empresa ou pessoa pode contribuir para novas ações do ICF, com doações de qualquer valor, através do site www.institutoculturalfloresta.org.br

Na foto: Mario Abílio Jaeger Neto, diretor de Desenvolvimento e Propósito; Aline Medeiros, gerente de Operações; e a Presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Inês Pretto.

Créditos: Divulgação/Rede de Saúde Divina Providência