O setor de saúde passa por grandes desafios: envelhecimento da população, sistema público sobrecarregado, aumento dos custos e os impactos ainda oriundos da pandemia trazem pressão para toda a rede assistencial. Diante disso, como levar eficiência às instituições e aproveitar as oportunidades existentes?

Essas questões permearam o 1º Workshop da Agenda Executiva em Saúde, realizado nesta sexta-feira (2), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O encontro foi promovido pela Torelly – Gestão em Saúde, SEBRAE e SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), propondo debates por novos caminhos para o setor no Rio Grande do Sul e no país.

Na abertura do evento, o CEO do hcor, de São Paulo, Fernando Torelly, considerou que este é o pior ano da sustentabilidade hospitalar. “Vivemos um momento de extrema dificuldade de caixa, liquidez e geração de resultados”, destacou o executivo, afirmando que esse é, também, um ambiente de muitas oportunidades. “Agora é a hora de fazer o que tem de ser feito. Temos de dar um choque de eficiência nas nossas organizações, com a coragem de fazer o que é melhor para o paciente”, afirmou Torelly, que também é presidente da Associação Voluntários da Saúde e mentor da Agenda Executiva em Saúde.

Já o CEO do Hospital Mãe de Deus e vice-presidente do Sindicato, Rafael Cremonese, enfatizou que nas crises, a tendência de muitas instituições é fazer mais daquilo que sempre fizeram. “Muitas empresas tradicionais morrem por isso”, ressaltou, lembrando da importância da inovação para dar conta dos desafios no setor. “É preciso avançar na transformação digital, capaz de apaziguar a relação entre pagadores e fornecedores, aumentar produtividade e melhorar gestão de escalas e filas”, disse.

Startups podem contribuir

A participação de startups para ampliar a eficiência no setor foi um dos destaques do evento, que trouxe exemplos práticos de como as healthtechs têm mudado a realidade de diversas instituições. A aplicação dessas soluções foi foco de mesa que discutiu os impactos na cadeia de suprimentos. “Muito se fala dessa área, mas nem todo mundo conhece sua importância. Bem gerida, ela contribui para a eficiência do hospital”, ressaltou Diego Luna, head de serviços e supply chain da SHS Health Tech.

O painel teve ainda apresentação de cases do Hospital de Clínicas de Porto Alegre — Luana Pires, chefe do serviço de compras, falou da parceria com o Sebrae para ampliar as compras com micro e pequenas empresas; da Share Hub, startup de gestão em saúde, enfatizada pelo sócio-fundador Geferson Antunes; e do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, que vem qualificando a agregação de valor na instituição, com fala da CEO Lara Vieira.

O papel da cultura organizacional, formação de líderes e engajamento das equipes esteve em debate na mesa seguinte, que teve as falas de Jorge Bajerski, diretor administrativo do Hospital de Clínicas, Kátia Magni, diretora executiva da 3Up Talentos, e Vanderleia Cereser, gerente das unidades externas do Hospital Moinhos de Vento. “Temos de ampliar o repertório das nossas lideranças. Pessoas qualificadas geram resultados sustentáveis”, ressaltou Kátia.

Finalizando o workshop, um painel discutiu como a prática clínica e assistencial pode assegurar padrões superiores de qualidade e segurança aos pacientes. Ethel Schroder Torelly, sócia-fundadora da Safety Way, apresentou conceitos e ferramentas de qualidade para as instituições. José Miguel Dora, chefe do serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas, discorreu sobre os cenários de novos riscos trazidos pela evolução da tecnologia. Por fim, Gabriel Dalla Costa, superintendente médico do hcor, enfatizou a segurança e o cuidado contra eventos adversos.

O Workshop da Agenda Executiva em Saúde terá uma segunda edição em Porto Alegre, no dia 18 de agosto. Na semana seguinte, no dia 25 de agosto, ocorre o primeiro encontro em São Paulo.