Com a presença do prefeito Sebastião Melo e diversos secretários municipais, o Moderna Idade — Núcleo de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA discutiu pautas relacionadas ao setor das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). A reunião ocorreu esta quarta-feira (1º), na sede do Sindicato.

Solicitado pelo Núcleo, o encontro abordou uma série de questões para a qualificação dos serviços à população idosa da capital, como desburocratização para licenciamento e compra de vagas nos residenciais. Também foram abordados o início da aplicação da terceira dose, a partir de 15 de setembro, conforme definido pelo Ministério da Saúde, e a participação dessas instituições em fóruns de debate e grupos de trabalho.

Na reunião, foi entregue ainda a Carta de Porto Alegre, documento elaborado durante o 1º Fórum Nacional das ILPIs Privadas, realizado em abril pelo Sindicato e Moderna Idade. Durante a atividade, Melo encaminhou as demandas diretamente aos secretários presentes. “Esse diálogo é essencial para bem atendermos os idosos de nossa cidade”, disse o prefeito.

O presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan, elogiou a abertura da gestão para debater as questões da saúde. “Desde antes de sua posse, o prefeito Melo tem tido uma postura de muito diálogo com o setor. Com essa parceria, ganha a cidade e toda a população, que recebe melhores serviços”, destaca.

A reunião teve ainda as presenças do vice-prefeito, Ricardo Gomes; do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; do secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach; do diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter; do diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Paulo Marques dos Reis; do coordenador do Moderna Idade, Marcos Cunha; do presidente da Comissão da Pessoa Idosa da OAB/RS e membro do Moderna Idade, Cristiano Lisboa Martins; do diretor-executivo do Sindicato, Tibiriçá Rodrigues; e da gerente de Serviços e Melhores Práticas do SINDIHOSPA, Alessandra Dewes.