Nos últimos dois anos, em virtude da Covid-19, o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) realizou sua Assembleia Geral de forma virtual. Passado o período mais crítico da doença, a entidade retomou o encontro anual em formato presencial nesta quinta-feira (28), reunindo membros do Conselho de Administração e associados.

Na atividade, realizada no auditório do Work Center, sede do Sindicato, foram discutidos os desafios do pós-pandemia para o setor de saúde, além do balanço das ações realizadas pela entidade ao longo de 2021. “Mantivemos ações fortes ao longo do ano, com encontros dos comitês e núcleos”, destacou Alessandra Dewes, gerente de serviços e melhores práticas do SINDIHOSPA.

Ela enfatizou a realização do 1º Fórum Nacional das ILPIs Privadas, que reuniu mais de 250 participantes de forma virtual, bem como a retomada dos eventos presenciais, com a 6ª Jornada de Farmácia Hospitalar, em outubro. Ainda sobre os grupos temáticos, Alessandra ressaltou a criação do Núcleo de Oftalmologia — e antecipou que está em estudo a formação de novos espaços, como do setor de Oncologia.

Em sua manifestação, o presidente do Sindicato, Henri Siegert Chazan, destacou conquistas do Moderna Idade — Núcleo de Residenciais Geriátricos, como o trabalho ao lado da Prefeitura de Porto Alegre para testagem e vacinação dos idosos institucionalizados, bem como a eleição para o Conselho Nacional da Pessoa Idosa. “Temos uma forte representação em nível municipal, estadual e federal. E somos um dos poucos sindicatos que tem produtos para seus associados”, afirmou.

Chazan também alertou sobre desafios do setor, como o projeto de lei do piso da enfermagem. O presidente reconhece a importância dos profissionais mas, como está o texto, trará grandes prejuízos às instituições. “Será uma catástrofe, inviabilizando hospitais, clínicas e residenciais”, pontuou, reforçando que o Sindicato está mobilizado com entidades nacionais sobre o tema.

Durante a Assembleia, os associados aprovaram por unanimidade as contas de 2021 e o orçamento para 2022. Em sede extraordinária, também foram aprovados os valores de contribuições para o ano corrente, bem como a delegação de poderes para o Conselho de Administração.