Os desafios e as demandas para a qualificação das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) foram tema de reunião do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) com Antônio Costa, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta segunda-feira (26). Na ocasião, a entidade entregou ofício com uma série de propostas para o fortalecimento do setor, a serem desenvolvidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Entre as medidas sugeridas, está a criação do Cadastro Nacional de ILPIs, buscando aprimorar as políticas públicas direcionadas ao setor. O Sindicato pediu ainda o reconhecimento dessas instituições como residência de fato, para fins de atendimento dos serviços públicos e privados, e prioridade desses empreendimentos em licenciamentos e processos administrativos, entre outros temas.

No encontro, o secretário destacou que o cadastro já está em andamento — e que a ministra Damares Alves autorizou estudos para reforma no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), buscando aprimorar as formas de financiamento. “É preciso atualizar as políticas sobre idosos no país. Estamos há mais de 20 anos sem mudanças”, alertou Antônio Costa, que disse buscar um diálogo permanente com essas instituições.

O coordenador do Núcleo de Residenciais Geriátricos – Moderna Idade do Sindicato, Marcos Cunha, ressaltou a importância da reunião. “É um privilégio termos este espaço, de sermos ouvidos pelo Governo Federal. Estamos caminhando por um melhor atendimento à população idosa”, afirmou. O presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan, reforçou a necessidade das propostas para os avanços das políticas públicas. “Estamos à disposição para o que for preciso na contribuição desse debate”, afirmou.

A reunião teve ainda a participação presencial do coordenador do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debate sobre Envelhecimento do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa, Lélio Falcão, e do presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/RS, Cristiano Lisboa Martins. De forma virtual, acompanharam a agenda a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Iride Caberlon, a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Ariane Angioletti, e representantes de ILPIs da capital gaúcha.