O Marketing na área da Saúde nunca foi tão necessário. Hospitais, clínicas médicas, laboratórios e profissionais liberais da área estão atentos a esse importante tema, e cientes de quanto o marketing pode ajudar na conquista de melhores resultados.
Buscar estratégias inteligentes para elevar os níveis de eficiência operacional e excelência em atendimento é um desafio constante, mas, certamente, uma forma de criar um grande diferencial competitivo. Existem alguns passos fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, nesse artigo citamos três:

PLANEJAMENTO
Tudo começa com um bom planejamento. Ele é que servirá como base e fornecerá diretrizes para as ações de marketing, para que os recursos humanos e financeiros sejam aplicados da melhor forma possível. O que é importante contemplar:

• Estratégia clara: qual objetivo da empresa, quais os diferenciais, quem é público-alvo, são algumas perguntas básicas que deverão ser respondidas.
• Plano de ação organizado: Planejar as ações nominando a pessoa responsável, prazo e metas é fundamental.
• Mensuração: Acompanhar as ações para ver se estão dando o resultado esperado ou se o plano precisa de ajustes.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Importante saber onde o seu público está, pois é lá que as empresas devem estar também.
• Transmitir a essência da empresa: ou seja, se posicionar de acordo com o estilo de ser da empresa, sua cultura e valores.
• Comunicação assertiva: simplicidade e objetividade ao comunicar sobre seus produtos e serviços para que o público entenda que pode se beneficiar em escolher ser cliente da sua empresa.
• Canal aberto: importante lembrar que nenhuma estratégia de marketing funcionará se a empresa não ouvir o cliente.

ACOMPANHAMENTO DAS ESTRATÉGIAS
Acompanhar as estratégias de uma empresa é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo, promover a eficiência operacional e manter a competitividade no mercado. E mais:
• Alinhamentos: ajudam a garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e rumos da empresa, promovendo coesão e colaboração entre a equipe.
• Tomada de Decisão: Ao compreender as estratégias da empresa, os líderes e funcionários podem tomar decisões que estejam em consonância com os objetivos de longo prazo da organização.
• Monitoramento de Desempenho: Acompanhar as ações e resultados é essencial para identificar oportunidades de melhorias para o alcance de resultados.

MARTA GRAHL E CRIS MACEDO – Parceiras de Marketing do CLIN SINDIHOSPA