Os resultados do terceiro simulado de desastre, realizado no dia 19 de março, em Porto Alegre, foram avaliados em reunião promovida pelas instituições participantes do evento. O encontro ocorreu na quarta-feira (19), quando foi apresentado o relatório dos trabalhos.

De acordo com o grupo, “foi possível revisar todos os procedimentos para posteriormente implementar melhorias”, avaliando em tempo real todos os processos importantes para o cumprimento da rotina. O relatório concluiu que o simulado “atingiu seus objetivos”, realizando exercício prático de uma situação fora de controle, sanando dúvidas das equipes e reforçando treinamentos para os colaboradores.

Representantes do SINDIHOSPA, hospitais, Corpo de Bombeiros, SAMU e Instituto-Geral de Perícias se manifestaram durante o evento, expondo suas avaliações a respeito do trabalho.

A operação envolveu mais de 100 pessoas na representação de um incêndio no Hospital Moinhos de Vento, em um trabalho organizado pelo Sindicato. Foi simulado um incêndio no bloco 15 do hospital, com 41 vítimas.

Participaram do evento: Batalhão de Aviação da Brigada Militar; Brigada Militar; Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul; Defesa Civil de Porto Alegre; Ecco Salva; Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC); FACTUM; Faculdade Moinhos; Força Aérea Brasileira; Hospital de Clínicas; Hospital Cristo Redentor; Hospital Divina Providência; Hospital Independência; Hospital Mãe de Deus; Hospital Moinhos de Vento; Hospital São Lucas da PUCRS; Instituto-Geral de Perícias; Polícia Civil; PUCRS; Santa Casa de Misericórdia; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Segurança; SAMU; SOS Unimed; SULVIDA Ambulâncias; TRANSUL; e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).