Com a pandemia, um serviço promissor no mercado tornou-se ainda mais necessário: as consultorias em saúde. São elas que trazem novos conhecimentos para as organizações, apoiando em iniciativas que requerem velocidade e profundidade sistêmica. Para afastar a COVID-19 dos ambientes corporativos e escolares, a Consultoria do Hospital Moinhos de Vento intensificou os serviços e ampliou a sua atuação. O serviço atua no apoio a instituições para retomada das atividades e ampliação da segurança, reavaliando rotinas e indicando adaptações necessárias.

“Cuidar de vidas é a nossa missão não só quando os pacientes chegam ao Hospital. Temos a responsabilidade de auxiliar a comunidade na prevenção e na mitigação dos riscos diante de uma pandemia como a que estamos vivenciando”, explica o CEO do Hospital Moinhos, Mohamed Parrini.

Com conhecimento técnico e científico, os consultores elaboram diagnósticos de acordo com o ramo de atuação. A análise de médicos, enfermeiros, engenheiros e administradores resulta em planos de ação com orientações para a adequação de espaços físicos, revisão de fluxos e processos e alteração de rotinas. As medidas incluem normas de distanciamento e escalas especiais de atendimento, além de orientações sobre higiene, autocuidado e etiqueta respiratória. O serviço de telemedicina da instituição também é parte do escopo de trabalho, como solução para o enfrentamento da pandemia e também para melhoria da produtividade e da saúde dos funcionários das instituições atendidas.

Essencialmente seguro

O trabalho tem o desafio de qualificar serviços essenciais que não puderam parar em meio à pandemia. Um dos principais clientes atendidos foi o Banrisul, com um trabalho voltado à prevenção e à manutenção das atividades essenciais. Foi realizado um plano de ação com foco na continuidade do atendimento em mais de 500 agências. Os consultores indicaram rotinas de higienização específicas, processos e normas para cada ambiente e orientação sobre as medidas de prevenção e autocuidado.

O apoio da equipe de consultoria foi fundamental para que o banco mantivesse sua rede de atendimento aberta. De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, a orientação técnica especializada da consultoria do Hospital Moinhos de Vento é primordial neste momento de adversidade. “A diretriz traçada pelo Banco é de fornecer toda a segurança possível aos seus colaboradores e orientá-los sobre os cuidados de prevenção”, destacou.

Nas indústrias, a consultoria presta serviço na gestão epidemiológica. O trabalho é feito a partir do mapeamento dos fluxos das empresas. Observando e entendendo o processo produtivo de cada cliente, as intervenções são sugeridas incluindo a adoção de escalas de turnos diferenciados, com o objetivo de reduzir contatos e aglomerações.

Outro foco de atuação da consultoria são as escolas privadas. Alguns dos principais colégios do Rio Grande do Sul — como Anchieta, Farroupilha, Pan American School e João Paulo I — firmaram parceria com a Instituição. “São mais de três mil vidas confiadas ao Colégio Anchieta, além dos colaboradores. Por isso, buscamos o apoio técnico e científico do Hospital Moinhos para respaldar nossas ações preventivas”, afirma o diretor-geral, Pe. Jorge Knapp.

Qualificando a rede pública

A consultoria do Hospital Moinhos de Vento foi criada com o objetivo de disponibilizar a expertise da instituição para fornecer conhecimento técnico e apoio estratégico. São 38 produtos, que vão de protocolos de atendimento e qualificação de profissionais a consultoria para serviços médicos e assistenciais de alta complexidade. Também abrangem gestão financeira, ambiental, de projetos, supply chain e gerenciamento de indicadores.

“Temos um olhar sistêmico para o negócio. Trabalhamos para levar aos nossos clientes as metodologias do Hospital com transparência e segurança”, explica o coordenador da consultoria, Chander Turcatti.