Mais de 6.000 visitantes passaram pelo Prédio 40 da PUCRS nos três dias da Health Meeting, em Porto Alegre. Foi a primeira edição da feira internacional de saúde, num formato inédito para o Sul do Brasil, com um amplo leque de palestras e expositores do setor. O evento já tem data marcada para 2024: de 17 a 19 de setembro, novamente na PUCRS.

A feira foi organizada pela HM Brasil e teve curadoria científica do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre). Com 100% dos espaços comercializados, o evento reuniu mais de 150 marcas, entre hospitais, universidades, indústrias, startups e outros players da saúde, trazendo oportunidades de conexão e novas parcerias.

“As grandes feiras da saúde estão concentradas no Sudeste. Era um sonho aproximar o público do Sul do Brasil em um evento na região, aproximando gestores para networking e aprendizado. Estamos muito felizes com o resultado e com a expectativa de crescer ainda mais em 2024”, celebra Gilmar Dalla Roza, presidente da Health Meeting.

Além do espaço para exposição, o evento contou com uma ampla programação de palestras, distribuídas durante os três dias do evento sob três eixos: gestão, inovação e assistência 4.0. Ao mesmo tempo, foram realizadas jornadas científicas tradicionais do SINDIHOSPA, discutindo o processamento de produtos para saúde, farmácia hospitalar, gestão ambiental e cadeia de suprimentos. No total, mais de 150 pessoas, entre palestrantes e mediadores, passaram pelos palcos da feira.

“O Rio Grande do Sul e, especialmente, Porto Alegre, são uma referência internacional quando se fala em saúde. Foi mais do que justo sediarmos esse evento que veio para ficar, potencializando o setor e ajudando a melhorar cada vez mais os serviços para as pessoas”, enfatiza Henri Siegert Chazan, presidente do SINDIHOSPA.

Novas conexões

A experiência foi positiva também entre os expositores da feira, que receberam gestores, médicos, profissionais de diversos setores e estudantes para troca de conhecimento e parcerias. “Foi uma experiência muito boa, em um evento que trouxe muita conexão e networking. As feiras desse tipo são geralmente fora do RS — e temos potencial para um evento dessa magnitude”, afirma Jéssica Figueiredo, head de inovação da Unicred.

“Estar na feira foi bastante importante. Tivemos muitas interações e, sem dúvida, todo esse networking vai gerar frutos positivos”, destaca Bruno Lima, executivo de compras e projetos estratégicos do Hospital Israelita Albert Einstein. Diversas empresas que participaram desta primeira edição já garantiram seu lugar para 2024.

A programação do evento também contou com um espaço dedicado às startups: o Palco Inovação SebraeX, que recebeu diferentes palestras nos três dias e sediou, ainda, a batalha das startups. Entre dezenas de selecionadas, 12 finalistas subiram ao palco para apresentar seus pitchs a uma banca avaliadora.

Ao final da Health Meeting, foi anunciada a vencedora, a ehDoc, que desenvolveu uma solução focada no histórico de saúde dos pacientes, levando esses dados para a palma da mão. A empresa receberá o aporte de R$ 200 mil da VENTIUR Aceleradora, valor que pode chegar a até R$ 1 milhão com co-investimento.