Para reforçar Porto Alegre como uma referência em saúde, dois eventos serão realizados em outubro de 2022 e 2023 na capital, conectando instituições, empresas e profissionais de todo o país. Este ano, ocorrerá o “Health Meeting – Encontro de Startups” e, no ano que vem, o “Health Meeting Business & Innovation”, ambos promovidos pela HM Brasil. Os encontros foram lançados nesta quinta-feira (25), em café da manhã no Salão Amarelo do Hotel Plaza São Rafael.

Autoridades, executivos e lideranças do setor de saúde participaram da atividade. Gilmar Dalla Roza, gestor da HM Brasil, destacou que os eventos vinham sendo gestados há alguns anos. “O Rio Grande do Sul tem todas as condições de abrigar um grande evento como esse, reforçando a capital como metrópole do turismo de negócios”, celebrou em sua manifestação, que abriu o encontro.

O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, enfatizou o reconhecimento de Porto Alegre como um hub de saúde e, também, de grandes eventos, citando o South Summit realizado este ano. “Com mais estes eventos, colocamos a capital no mapa mundial e como destino de empreendedores e investidores”, afirmou.

Para o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, os eventos “coroam um movimento que unem todo o ecossistema de saúde”. Ele agradeceu pelo “presente” que os Health Meetings representam para os 250 anos da capital, o que foi reforçado pelo secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta. “Que com isso, Porto Alegre se transforme cada vez mais num polo de excelência em saúde”.

O Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Geraldo Jotz, enfatizou que a proposta dos meetings é “despertar o interesse das empresas da saúde, do poder público e da sociedade, aproximando o mercado das inovações científicas e tecnológicas”.

O vice-presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Rafael Cremonese, destacou que o setor está unido para participar desses encontros. Ele assinalou a importância da capital ter maior articulação como um hub de saúde: “a informação deve ser coesa e transitar dentro do setor privado e público”, afirmou.

A largada será dada em 3 de outubro de 2022, no TecnoPUC, com a realização do Health Meeting – Encontro de Startups. O evento conectará instituições de saúde com o universo das healthtechs, contando com a apresentação de produtos e soluções das startups, além das últimas inovações científicas e tecnológicas do setor.

Já entre os dias 2 e 4 de outubro de 2023, ocorre o Health Meeting Business & Innovation. A capital gaúcha receberá profissionais e empresas de todo o país para uma extensa programação de palestras, oficinas, seminários e congressos em diversas áreas. Empresas da área da saúde também contarão com um espaço de 5 mil m² para exposição.

Os eventos são promovidos pela HM Brasil e contam com o apoio de instituições como: Aliança para Inovação (UFRGS, PUCRS e UNISINOS), SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), Grow+, Ventiur, Wow, TecnoPUC, Zenit Parque UFRGS, UFCSPA, Sebrae e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.