O setor de saúde traz uma série de oportunidades para a economia: mobiliza 9% do Produto Interno Bruto brasileiro e gera 20 milhões de empregos diretos e indiretos. Somente nas healthtechs, o valor de mercado desses negócios é de cerca de 250 bilhões de dólares. Por outro lado, ainda existem vários desafios relacionados à assistência e gestão, os quais precisam ser debatidos na busca da qualificação contínua do atendimento à população.

O futuro da saúde e as oportunidades de negócio para o setor motivam a realização da Health Meeting – Business & Innovation, primeira feira internacional de saúde no Sul do Brasil. O evento é direcionado para executivos e gestores de hospitais, clínicas e outros negócios da área, healthtechs, médicos, enfermeiros e demais profissionais.

As atividades acontecerão entre os dias 2 e 4 de outubro, no Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. A realização é da HM Brasil Feiras e Congressos, contando com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre, universidades, parques tecnológicos e diversas instituições empresariais e do setor de saúde. “Porto Alegre é uma cidade reconhecida internacionalmente pela qualidade e inovação em saúde. Por isso, é o local ideal para sediar esse evento inédito, com debates e encontros de impacto para o setor em todo o país”, enfatiza Gilmar Dalla Roza, diretor da HM Brasil.

Ampla programação

O evento foi dividido em três grandes eixos de conhecimento, que tomarão cada um dos dias da feira: no dia 2, o foco será a gestão; no dia 3, a programação abordará a inovação; e no dia 4, a assistência 4.0 estará em debate. Palestrantes nacionais estão confirmados na programação, incluindo gestores de instituições como hcor, Hospital Sírio Libanês, Hospital Albert Einstein e Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP).

A curadoria científica da feira é do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). A entidade, que reúne as principais instituições de saúde da capital, realizará quatro eventos paralelos à programação: no dia 2, a 7ª Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde; no dia 3, a 8ª Jornada de Farmácia Hospitalar e o 4º Encontro Nacional de Gestão Ambiental; e no dia 4, o 2º Encontro da Cadeia de Suprimentos.

“Essas jornadas científicas são tradicionais no Estado — e é uma grande alegria poder integrá-las à Health Meeting, trazendo um amplo leque de debates sobre questões que pautam o dia a dia e, também, o futuro das empresas e instituições de saúde”, afirma Henri Siegert Chazan, presidente do sindicato.

Batalha de startups

A feira contará com um espaço de 4.700 m² para empresas de saúde exporem seus produtos e soluções para o setor. Os estandes estarão abertos durante todo o evento, com oportunidades para negócios e networking.

Além disso, a Health Meeting terá um espaço exclusivo para as startups. O local terá pitchs para as empresas apresentarem seus produtos, bem como para as instituições exporem suas necessidades de inovação, além de uma batalha de healthtechs realizada pela Ventuir Aceleradora, com possibilidade de até R$ 200 mil em investimento.

As inscrições de expositores, participantes e startups podem ser feitas aqui.