Nesta terça-feira (20), o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) realizou a primeira edição do evento “Tratando de Saúde”. Até setembro, os principais candidatos à prefeitura da capital participarão de encontros com instituições de saúde, discutindo as pautas e demandas do setor.

A primeira candidata a iniciar a série de encontros foi Maria do Rosário (PT). A deputada federal foi recebida por dezenas de conselheiros e associados do Sindicato – representando empresas do setor que geram mais de 60 mil empregos na capital —, que puderam ouvir as propostas e, também, compartilhar suas questões e reivindicações à postulante ao Paço Municipal.

“A prefeitura é vida real, é o dia a dia, são questões simples da nossa cidade, mas são também as questões complexas geradas pela sociedade interagindo”, disse o presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan, na abertura do evento, realizado no Hotel Laghetto Viverone Moinhos.

Durante o encontro, em formato de reunião-almoço, a candidata foi questionada sobre temas como regulação das vagas nos hospitais, saúde mental, emergências dos hospitais e o papel dos residenciais geriátricos nas políticas públicas. Ao final, o SINDIHOSPA entregou a Maria uma carta com reivindicações e sugestões.

“Estou reunindo as melhores referências de gestão para buscarmos resultados e que a cidade tenha um melhor atendimento. O poder público precisa dos hospitais, do conjunto de instituições que vocês representam”, disse Maria do Rosário, que se comprometeu a dialogar com o setor de saúde para construir soluções em favor da qualificação dos serviços e solução de gargalos.

A candidata disse que Porto Alegre tem expertise para ser um polo industrial, farmacêutico e de alta especialidade na saúde. Ela também se colocou à disposição dos representantes do setor para buscar soluções efetivas com o Governo do Estado para a questão do IPE Saúde. Maria esteve no evento acompanhada do ex-prefeito José Fortunati e da superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste.

O “Tratando de Saúde” terá continuidade na próxima terça-feira (27), com o atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB). Nos dias 10 e 17 de setembro, participam, respectivamente, Felipe Camozzato (Novo) e Juliana Brizola (PDT).