Novas tecnologias, gestão médica, envelhecimento da população, prejuízo operacional dos planos de saúde e impacto na sustentabilidade dos hospitais são alguns dos muitos desafios que gestores de instituições de saúde enfrentam, seja no dia a dia ou no planejamento de longo prazo.

Possíveis soluções para esse quadro foram tema do segundo workshop da Agenda Executiva em Saúde, promovido na última sexta-feira (18), em Porto Alegre. Mais de 250 pessoas participaram do evento, realizado pela Torelly Gestão em Saúde e pelo SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), no Instituto do Cérebro (Inscer).

“Este é o ano mais desafiador da sustentabilidade do sistema de saúde, é um momento de muitos desafios com o agravamento de uma crise de sustentabilidade do setor” enfatizou o idealizador da Agenda Executiva, Fernando Torelly. “É um momento de muita dificuldade, com a possibilidade de uma crise de liquidez. Toda a indústria está com problemas”, disse Torelly, que também é presidente da Associação Voluntários da Saúde.

Ao longo do dia, especialistas de instituições nacionais participaram de debates temáticos sobre esse cenário. O primeiro painel trouxe a visão dos líderes médicos sobre a entrega de valor e o cuidado centrado no paciente de forma sustentável.

Superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antônio Nasi listou uma série de desafios para as instituições. Entre eles, o papel do médico no século XXI. “Vamos ser o Dr. House do século passado ou o Dr. AI (inteligência artificial)? A técnica está invadindo nossas práticas e não sabemos o que vamos estudar”, questionou o profissional, apontando a importância de usar essa tecnologia para reduzir custos e trazer mais eficiência.

O painel teve ainda a participação do diretor médico da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Nocchi Kalil, que apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição em um modelo baseado em valor. “Por que trabalhar assim? Para padronizar medidas de desfecho e custo, redesenhar a jornada do paciente e reduzir variabilidade nos processos”, mencionou. A mediação foi do superintendente médico do hcor, Gabriel Dalla Costa.

Excelência e planejamento

Na sequência, o workshop trouxe a visão dos CEOs sobre a eficiência em gestão hospitalar. Fernando Torelly, que lidera o hcor, considera que este é um ano decisivo para as instituições e carreiras da saúde. “Todas as instituições podem ser de excelência. A questão é a direção para as nossas organizações”, afirmou o executivo, ao destacar a relevância da visão e eficiência.

Para o CEO do Hospital São Lucas da PUCRS, Saulo Mengarda, “não existe instituição e futuro sem planejamento”. Ao comentar sobre o trabalho desenvolvido pelo centro, listou a importância do cuidado, da humanização e a capacitação das pessoas como elementos essenciais na busca pela qualidade. “O executivo é um facilitador, direcionando e buscando sempre uma equipe mais capacitada que ele para fazer a gestão”, comentou, sobre o papel dos CEOs. O painel teve a moderação de Evandro Moraes, superintendente administrativo do Moinhos.

O encontro teve continuidade com um debate sobre a transformação digital, tecnologia e inovação nos serviços de saúde, com as presenças de Fabricio Dhein, CIO do Hospital Mãe de Deus, Vitor Ferreira, CIO do Hospital Moinhos, Helena Barreto dos Santos, médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e Izadora Silveira, gerente de captação de recursos, projetos e inovação do Hospital São Lucas. Felipe Cezar Cabral, gerente médico de saúde digital do Moinhos, foi o mediador.

Encerrando os trabalhos, a última mesa discutiu a gestão focada na eficiência e o desafio da sustentabilidade. Fernanda Roia, da Santa Casa, falou da experiência na otimização do processo de faturamento na instituição. Suhélen Caon, do Hospital Tacchini, trouxe as ações de eficiência em gestão de suprimentos. Por fim, Caroline Boligon, do Hospital Mãe de Deus, comentou sobre o impacto da terceirização na alimentação hospitalar. A mediação foi de Luciano Zuffo, do Grupo São Pietro.

Evento chega a São Paulo

Após o sucesso em Porto Alegre, o workshop da Agenda Executiva em Saúde chega na próxima sexta-feira (25) a São Paulo. O encontro reunirá, ao longo do dia, palestrantes nacionais para debates sobre a cadeia de valor, alta performance, transformação digital e outros temas relacionados à saúde. A programação será realizada na Totvs (Av. Braz Leme, 1.000, Casa Verde), das 9h às 18h.