Nesta terça-feira (17), o evento “Tratando de Saúde” teve a participação da deputada estadual e candidata a prefeita Juliana Brizola, do PDT. Ela foi a terceira dos postulantes à Prefeitura de Porto Alegre a dialogar com o setor na série de encontros promovidos pelo SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).

Acompanhada do seu candidato a vice-prefeito, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte, ela debateu as demandas do segmento, como a lotação das emergências, saúde mental, residenciais geriátricos e projetos para os hospitais da capital.

“Uma cidade próspera passa por saúde de qualidade. Queremos sentar à mesa com todos, abertos ao diálogo. Porto Alegre precisa da união de todos aqueles que querem reconstruir a capital e enfrentar seus problemas crônicos, como na área da saúde”, enfatizou Juliana, que destacou a necessidade de melhorias na gestão do setor, bem como na relação com os governos estadual e federal.

Sobre os planos para resolver os gargalos da assistência, Duarte apontou quatro grandes estratégias: protocolos clínicos baseados em evidências, terceiro turno nos postos de saúde, retenção de talentos, somada à compra de consultas ociosas, e a construção de um centro de telemedicina. “Vamos fazer o maior mutirão de exames, cirurgias e consultas que essa cidade já viu”, acrescentou, pontuando a Lei Pró-Hospitais como uma fonte de recursos.

Ao final do encontro, o presidente do Sindicato, Henri Siegert Chazan, entregou à candidata uma carta com reivindicações do setor. “Estamos tendo trocas muito ricas e uma importante aproximação e diálogo para qualificar os serviços de saúde da nossa cidade”, disse.

O “Tratando de Saúde” teve sua primeira edição no dia 20 de agosto, com a candidata do PT, deputada federal Maria do Rosário. O evento prosseguiu com o deputado estadual e candidato do Novo, Felipe Camozzato, no dia 10, e será concluído na próxima semana com o atual prefeito e postulante à reeleição, Sebastião Melo (MDB).