No dia 2 de outubro, os gaúchos irão às urnas para escolher o novo governador do Rio Grande do Sul. E para discutir as pautas da saúde dos próximos quatro anos, o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) deu início a uma série de encontros com os principais candidatos ao Piratini. O primeiro a participar foi o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), nesta segunda-feira (5).

Em café da manhã na sede do Sindicato, o candidato falou aos associados de suas propostas para o setor. Heinze enfatizou o trabalho realizado para apoiar os hospitais durante a pandemia — e detalhou o que pretende fazer em relação ao IPE-Saúde. “Vamos buscar um nome técnico para a instituição. E o setor de saúde tem de estar representado ali dentro e participar dos processos”, afirmou o senador.

A dívida do IPE com os hospitais foi uma das principais pautas da reunião, que tratou ainda do piso da enfermagem e de medidas para o futuro do setor, como o incentivo à inovação e o uso da telemedicina. O encontro teve a participação do presidente em exercício da FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS), Odacir Rossatto, e da vereadora Nádia Gerhard, candidata do Progressistas ao Senado.

“A pandemia evidenciou as necessidades do setor de saúde. Para garantir o pleno atendimento à população, precisamos enfrentar diversas questões — e esse diálogo com os candidatos é fundamental para discutir como serão os próximos quatro anos na assistência. Queremos contribuir com os governos, como sempre fizemos, para fortalecer os serviços aos gaúchos”, destacou o presidente do Sindicato, Henri Siegert Chazan.