A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou cerimônia hoje (9/9) para homenagear as entidades e pessoas que participaram da simulação de incêndio ocorrida na Casa em junho deste ano. Organizada pelo Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (Sindihospa), a atividade contou com a participação voluntária de 50 estudantes da área médica, nove hospitais, 15 ambulâncias, três caminhões do Corpo de Bombeiros e equipes da Defesa Civil, EPTC e Instituto Geral de Perícias (IGP).
“Este ato é um reconhecimento a todas aquelas entidades e pessoas que participaram ativamente da organização e execução do simulado de incêndio aqui na Câmara. Foi um evento inédito em 252 anos de história da Casa. Após este simulado, fizemos uma avaliação daquilo que foi bom e daquilo que tem que melhorar. E isso vai ficar para a vida toda”, disse a presidente da Câmara, vereadora Comandante Nádia.
O presidente do Sindihospa agradeceu a Câmara pela participação e elogiou a coragem da atual gestão em oferecer a Casa para um simulado. “Muito obrigado pela coragem e por ter bem claro a importância que é a preparação. Os bombeiros fazem a sua simulação, a Polícia faz, a Brigada faz, todo mundo faz a sua, mas é raro ter alguma simulação de todos os entes da cidade juntos, no mesmo local, no mesmo problema, atuando juntos, como ocorreu neste simulado. É um exercício muito muito legal para a cidade.”
O diretor geral da Câmara, André Córdova, ressaltou que esta gestão tem buscado preparar a Casa para situações que possam surgir de forma inesperada. “A realização desse exercício eu coloco como fundamental para que as pessoas saibam o que pode acontecer. Uma reprodução simulada já traz a elevação da percepção do risco para todos. Isso cria um ambiente propício para as transformações.”
Texto: Marco Aurélio Marocco, Câmara de Vereadores