Pela primeira vez em sua história, o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) realizou sua assembleia geral em formato virtual. Reunidos em videoconferência, nesta segunda-feira (24), membros do Conselho de Administração e associados discutiram o cenário da pandemia da Covid-19 e deliberaram sobre os resultados financeiros da entidade.

O presidente do Sindicato, Henri Siegert Chazan, relatou o trabalho que tem sido desempenhado no apoio à saúde da Capital, como em comitês do Governo do Estado, Secretaria Estadual da Saúde e Assembleia Legislativa. “Tem sido um ano bastante desafiador”, comentou.

Entre as ações realizadas estão a doação de EPIs e respiradores para hospitais e residenciais geriátricos, ao lado do Instituto Cultural Floresta, além de custeio de equipes técnicas de enfermagem para a testagem nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). “Essa medida permitiu à Prefeitura dobrar a capacidade de testes”, disse Henri.

Grandes eventos e redução de custos em 2019

Na assembleia, os associados aprovaram por unanimidade os demonstrativos financeiros de 2019, além da previsão orçamentária para este ano. Entre os destaques dos resultados, está a redução de custos trazida pela mudança da sede, que gerou maior disponibilidade de recursos à entidade. Também foram aprovadas, de forma unânime, alterações no Estatuto Social para adequar o texto às legislações.

A reunião teve ainda a apresentação das atividades desenvolvidas no último ano, como a realização de grandes eventos científicos. Mais de 1.500 pessoas participaram de encontros como a 1ª Jornada de Desospitalização e Transição de Cuidados, o 3º Encontro Nacional de Gestão Ambiental e a 5ª Jornada de Farmácia Hospitalar, que contaram com palestrantes nacionais e internacionais.

“Foi um ano bastante intenso”, comentou Alessandra Dewes, Gerente de Serviços e Melhores Práticas do Sindicato, que apresentou o balanço dos eventos. O trabalho desenvolvido está consolidado no Relatório Anual 2019, disponível para leitura aqui.

Em função da pandemia da Covid-19, os eventos previstos para este ano foram transferidos para 2021. O Sindicato, nesse momento, tem realizado uma série de lives nas redes sociais, que já discutiram temas como os impactos do coronavírus nos serviços de nutrição, os aprendizados para os residenciais geriátricos e a formação de redes de negócio através de marketplace.