Lideranças da saúde participaram, esta segunda-feira (6), de encontro com o senador Luis Carlos Heinze (PP). Cerca de 35 dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios compareceram à reunião, realizada na sede da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). O presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan, foi um dos participantes da atividade.

Ao senador, Chazan ressaltou que, além do IPE Saúde, uma das principais preocupações do setor é o piso de enfermagem, atualmente em discussão no Congresso Nacional. O presidente enfatizou que os trabalhadores devem ser valorizados, porém dentro de um modelo que possibilite pagar esse valor, “sem inviabilizar grande parte das empresas e sem aumentar o nível de desemprego em nosso país”, disse.

Durante o encontro, o senador recebeu o documento “Reconstruindo o Sistema de Saúde Rio-Grandense: 18 pontos estratégicos”, produzido pela FEHOSUL. Heinze se comprometeu a avaliar o tema, especialmente a questão do IPE. “O setor da saúde merece uma atenção mais do que especial. Isto ficou comprovado durante a pandemia”, afirmou, acrescentando ainda que a inovação é um importante foco para a área, aproveitando a competência de hospitais, pesquisadores e universidades.

A atividade teve ainda a presença dos deputados federal Pedro Westphalen e estadual Ernani Polo.