O SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) junto com o Moderna Idade – Núcleo de Residenciais Geriátricos – lançou, nesta sexta-feira (17), uma campanha para arrecadar recursos para ajudar residenciais geriátricos atingidos pela enchente que aflige o Rio Grande do Sul. A doação, de qualquer valor, pode ser feita pela chave Pix sos.residenciaisgeriatricos.rs@gmail.com.

Diversas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) do estado foram prejudicadas pelas cheias dos rios. Uma pesquisa conduzida pela Frente Nacional de Fortalecimento às ILPIs, uma instituição parceira, mostrou dados preocupantes.

Quase um terço dos residenciais pesquisados foram diretamente atingidos, sendo que 27% precisaram remover idosos para locais seguros. Além disso, 41% estão com alguma interrupção no fornecimento de água e 19% estão sem acesso a medicamentos. O levantamento, disponível neste link, segue em andamento e já teve a participação de mais de 128 ILPIs de todo o Rio Grande do Sul, as quais abrigam cerca de 3.878 idosos.

Entre os itens de maior necessidade para os residenciais estão fraldas, produtos de higiene, mantimentos, água potável e roupas de cama. Os recursos serão utilizados para adquirir esses produtos de maior urgência.

“É uma situação dramática. Muitos desses locais acolhem pessoas com problemas de saúde, com mobilidade reduzida, numa condição que precisa de atenção permanente”, destaca Marcos Cunha, coordenador do Moderna Idade.

Além do Sindicato e do Moderna Idade, o movimento tem a participação do Grupo Terça da Serra, Associação Cuidadosa e SeniorTech Ventures.