As pautas da saúde e a aproximação dos hospitais e clínicas com o Parlamento foram tema de encontro do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ernani Polo. A reunião, que ocorreu esta quinta-feira (27), contou com a participação de membros do Conselho de Administração da entidade.
Ao líder da Casa, o presidente Henri Siegert Chazan destacou a forte integração entre as instituições associadas ao Sindicato. “Temos uma intensa cooperação para promover melhorias no setor de saúde. E queremos contribuir com as pautas legislativas para essa área”, destacou o empresário.
Durante a reunião, foram discutidas questões que prejudicam o dia a dia dos estabelecimentos, como a dívida do IPE (Instituto de Previdência do Estado do RS) com os hospitais. Vice-presidente do SINDIHOSPA e superintendente administrativo do Hospital Ernesto Dornelles, Odacir Rossato afirmou que é necessária uma solução urgente para o tema. “A situação é crítica. Hoje o atraso no pagamento é na casa dos 100 dias, dificultando a operação dos hospitais em condições normais”, alertou.
Outro assunto que afeta o setor é a concessão do alvará de PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndio). Chazan ressaltou que muitos hospitais possuem instalações antigas, inclusive centenárias — o que impossibilita algumas adequações. Para o presidente, devem ser adotadas medidas compensatórias, como mais brigadistas e equipamentos. Além disso, as frequentes mudanças na legislação fazem o processo voltar ao seu início. “A falta do documento não quer dizer que sejam espaços inseguros. As instituições investem permanentemente em treinamento e proteção contra sinistros”, relatou, lembrando que casos recentes, como do Hospital de Clínicas e Hospital Fêmina, foram resolvidos rapidamente, sem maiores danos.
Coronavírus
Agradecendo pelo encontro, o presidente Ernani Polo se colocou à disposição para levar à frente as pautas do setor. Em relação ao IPE, o parlamentar pontuou que pautará a questão com o governador do Estado, Eduardo Leite. Quanto ao PPCI, Polo solicitou reunião do Sindicato com um grupo de deputados que está avaliando melhorias na Lei Kiss, para discutir o assunto. “O SINDIHOSPA é um exemplo de união e solidariedade, de um ajudando o outro. Queremos trazer esse modelo para o Parlamento, para que estejamos todos juntos, acima das diferenças, por um Estado melhor e menos burocrático”, disse o deputado.
Na reunião, Henri Chazan relatou que os hospitais de Porto Alegre estão preparados para enfrentar o avanço do coronavírus — nesta quarta-feira (26), foi confirmado em São Paulo o primeiro caso da doença no país. Foi também entregue convite ao presidente Ernani Polo para participar do 1º Fórum Nacional de ILPIs, que acontecerá no dia 24 de abril, na Amrigs.
Participaram ainda do encontro o conselheiro de Marketing e Comunicação, Jorge Bajerski (Hospital de Clínicas de Porto Alegre); o conselheiro de Desenvolvimento Humano, Leandro Firme (Hospital São Lucas da PUCRS); os conselheiros Fernando Lorenz (Diaglaser) e Jorge Avelino dos Santos (Clínica São José); o coordenador Comercial da Rede de Saúde Divina Providência, David Marques Ferreira Júnior; o diretor-executivo do SINDIHOSPA, Tibiriçá Rodrigues; e a gerente de Serviços e Melhores Práticas do Sindicato, Alessandra Dewes.
Fotos: Joel Vargas/Assembleia Legislativa