A diretoria do Sindicato dos Hospitais e Clinicas de Porto Alegre (Sindihospa) participou, na manhã desta terça-feira (28), de uma reunião com a presidente da Câmara de Vereadores da Capital, comandante Nádia, diretores e representantes de órgãos de Segurança Pública para debater a realização de um simulado de desastre na Casa. A iniciativa tem como objetivo melhorar a resposta a incidentes de qualquer natureza no local.

O presidente do Sindihospa, Henri Chazan, destacou a experiência da entidade na realização desses eventos. Nos últimos anos, foram feitos três simulados, um deles com o envolvimento de mais de cem pessoas. “Fizemos simulações de um acidente de trânsito com carga perigosa, do desabamento de uma laje e do incêndio em um grande hospital com mais de 40 vítimas. Ter uma dinâmica assim pode auxiliar na construção do Projeto de Prevenção contra Incêndio”, opinou Chazan.

Para a vereadora e atual presidente da Casa, executar uma iniciativa como essa é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores do local e das centenas de pessoas que circulam pelo prédio diariamente. “Não precisamos esperar acontecer alguma coisa para agir”, defendeu. 

A partir do encontro, a ideia é formar um grupo de trabalho para desenvolvimento da atividade, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre do ano. 

Também representaram o Sindihospa na reunião o vice-presidente, Daniel Giaccheri, o conselheiro Administrativo e Financeiro, Cláudio Oliveira, e a gerente-executiva, Alessandra Dewes. Pela Câmara, participaram o diretor-geral, André Córdova, o coordenador da Comissão Plano de Emergência e Evacuação, Kefren Castro de Souza, e a diretora Administrativa, Fabiana Escobar. Como representantes das forças de segurança pública, marcaram presença o secretário Municipal de Segurança, Alexandre Aragon, e o major Jocemarlon A. Cunha Pereira, do Batalhão de Bombeiros Militares.