Distinção marca os 60 anos da instituição

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou, nesta terça-feira (29), o Diploma de Honra ao Mérito ao Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). A distinção, proposta pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos), é uma homenagem aos 60 anos da instituição e aos serviços prestados à saúde da Capital. A proposta de entrega da honraria foi aprovada por unanimidade em todas as comissões que tramitou na casa legislativa.

Medina reforçou em seu discurso a trajetória do sindicato e destacou a relevância da instituição. “Tem um legado de diálogo com todos os setores e categorias da saúde, sempre tendo como missão fortalecer os serviços prestados”, disse. O parlamentar também trouxe detalhes do crescimento do sindicato ao longo dos anos e afirmou que o SINDIHOSPA auxilia diariamente a construir Porto Alegre como um hub de saúde.

Representando a entidade, o vice-presidente, Rafael Cremonese, afirmou que a Capital é caracterizada por ter alguns dos melhores hospitais do país e as melhores universidades formadoras de profissionais da saúde. Cremonse salientou a qualidade do corpo de membros e conselheiros do sindicato. “O SINDIHOSPA possui os mais importantes executivos da saúde fazendo parte do seu conselho. Chegamos aos 60 anos crescendo, cada vez mais, nossa representação. Temos sido promotores de diversas discussões técnicas, sempre visando articular o fortalecimento da saúde de Porto Alegre”, finalizou.

História

Fundado em 12 de novembro de 1962, o SINDIHOSPA representa os prestadores de serviços de saúde estabelecidos na capital gaúcha. O sindicato patronal reúne hospitais, clínicas, residenciais geriátricos, empresas que prestam serviços de home-care, laboratórios de análises patológicas, clínicas veterinárias, estéticas e outras organizações do setor.

Desde 1995, integra a Confederação Nacional de Saúde (CNS) e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). O SINDIHOSPA age como protagonista nas negociações com as classes profissionais e prestadores de serviços da rede pública e privada. Além de defender os interesses dos seus associados, colabora para qualificar as políticas públicas e os modelos de atendimento das instituições. Como instituição representativa do setor, participa do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET), Comissão Municipal de Serviços Funerários (CMSF) e Pacto Alegre.