A troca de experiências e de tecnologias desenvolvidas por Brasil e Reino Unido foi o ponto central do encontro entre o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) e uma comitiva da Embaixada Britânica, nesta quinta-feira (4). Na reunião, realizada na sede da instituição que representa o setor de saúde da capital, começou a ser alinhada uma missão gaúcha ao país para conhecer o sistema de assistência local.
A encarregada de negócios do Reino Unido em Brasília, Melanie Hopkins, destacou a importância da cooperação bilateral em saúde, em especial no campo tecnológico. “Temos especial interesse em saúde digital e o primeiro passo desse pilar seria a cooperação de novas tecnologias. É importante que o país entenda o nosso ecossistema, focando em inovação, startups e, em especial, tecnologia”, reforçou. Melanie destacou ainda que o governo tem trabalhado na recuperação pós pandemia e de forma a evitar novas crises sanitárias, investindo em pesquisa clínica.
O presidente do Sindicato, Henri Siegert Chazan, destacou a importância do estreitamento de laços com o Reino Unido, permitindo a troca de informações comerciais, tecnológicas, além do apoio para uma missão ao país. “Foi um encontro muito positivo. Os britânicos têm muito a oferecer em termos de tecnologia e de equipamentos — e nós temos demanda e uma vontade muito grande de melhorar o setor da saúde”, afirmou.
Além de representantes da diretoria do Sindicato, a reunião também contou com as presenças de Martin Whalley, diretor executivo para Negócios do Consulado do Reino Unido em São Paulo; e Ricardo Sondermann, cônsul honorário em Porto Alegre.