O prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), encerrou nesta terça-feira (24) a série de encontros “Tratando de Saúde”, na qual os postulantes à Prefeitura da capital debateram com as instituições de saúde as demandas e soluções para o setor. Os eventos foram promovidos pelo SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).
No encontro de hoje, que reuniu gestores e lideranças da saúde em Porto Alegre, Melo destacou que a cidade é uma referência no segmento para todo o país. “O melhor SUS do Brasil tem nome e CPF: é Porto Alegre”, disse o prefeito, enfatizando a importância do diálogo e da construção de soluções com as instituições da capital.
O candidato foi questionado sobre temas como a situação das emergências, parceirizações, saúde mental, licenciamento e atuação dos residenciais geriátricos. A parceirização foi um dos focos de atenção de Melo durante sua fala.
“É um caminho sem volta em todas as áreas. O cidadão não quer saber se o serviço é público ou privado. Ele quer saber se funciona. E enquanto eu for prefeito, a parceirização vai continuar”, disse, referindo-se à atuação de hospitais na gestão de unidades básicas de saúde da capital.
Sobre alguns dos principais gargalos da área, como a lotação das emergências e filas para consultas e exames, o prefeito disse que é fundamental a revisão da tabela nacional do Sistema Único de Saúde, além de um realinhamento entre todos os entes federados. “É preciso discutir a responsabilidade de cada um, ou não há solução”, pontuou Melo, que se comprometeu a transformar os centros de referência como da Bom Jesus e Lomba do Pinheiro em policlínicas, com mais especialidades, e também ampliar a telemedicina.
“Encerramos essa série de encontros de forma muito positiva, podendo dialogar diretamente com os candidatos e reforçar nossa disposição em construir uma saúde melhor para os porto-alegrenses”, diz o presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan. “Essa união pode mostrar para o Brasil todo que Porto Alegre é uma capital da saúde”, acrescentou o vice-presidente da entidade, Daniel Giaccheri. Ao final, ambos entregaram a Melo uma carta com sugestões e reivindicações do setor.
O encontro contou com as presenças do secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter; do secretário-adjunto da Saúde, Cezar Sulzbach; do presidente da FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul), Cláudio Allgayer; do presidente do Simers (Sindicato Médico do RS), Marcos Rovinski; e do presidente do Cremers (Conselho Regional de Medicina do RS), Eduardo Neubarth Trindade.
Além de Sebastião Melo, participaram do “Tratando de Saúde” a deputada federal e candidata pelo PT, Maria do Rosário, no dia 20 de agosto; o deputado estadual e candidato pelo Novo, Felipe Camozzato, em 10 de setembro; e a deputada estadual e candidata pelo PDT, Juliana Brizola, no dia 17 de setembro.