Prezando pela segurança e conforto do paciente renal crônico, o Hospital Ernesto Dornelles traz para Porto Alegre um novo conceito em tratamento dialítico com a inauguração do seu novo Centro de Nefrologia e Diálise (CND). Além de oferecer atendimento humanizado com múltiplos profissionais e instalações modernas, o CND possui equipamentos com tecnologia de ponta e capacidade para realizar 120 atendimentos diários com praticidade, eficiência e comodidade.

A Gestora Médica do Centro, a nefrologista Dra. Cinthia Vieira, relata que visitou centros de nefrologia nacionais e internacionais para conhecer as instalações e entender como o tratamento é realizado em outros lugares. “Nosso foco é oferecer o melhor atendimento para o paciente. Por isso, tudo foi pensado nos mínimos detalhes para que as necessidades deles sejam atendidas em um só lugar e com métodos dialíticos modernos.”

O Centro possui uma equipe multiprofissional com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e médicos. Conforme o Enfermeiro Coordenador da Unidade, Nycolas Kunzler Alcorta, o paciente recebe atendimento integral desde o diagnóstico até a terapia renal substitutiva. “O cuidado é centrado no paciente. Nosso compromisso é recebê-lo e compreender as suas necessidades, ajudando-o da melhor forma possível. Buscamos criar um vínculo entre o paciente e a equipe para que ele se sinta acolhido e se comprometa com o tratamento”.

Além do atendimento humanizado, o CND foi projetado para oferecer segurança e conforto. “Por isso, optamos pelo uso único de capilares e dialisadores, além de utilizar água ultrapura, resultado da utilização de osmose reversa de duplo passo”, destaca Alcorta. Para garantir o resultado, os próprios pacientes realizarão avaliações permanentes sobre as medidas de segurança da Unidade.

Com equipamento moderno, tratamento de água de ponta e profissionais qualificados, o CND está preparado para oferecer o atendimento que o paciente renal crônico necessita.

Estrutura

Ao todo, o novo Centro de Nefrologia e Diálise do HED possui 1053m², com:

– 17 boxes privativos equipados com smart TV, controle de temperatura e poltrona para acompanhante;
– Dois isolamentos com fluxo unidirecional de ar (pressão negativa);
– 15 poltronas centralizadas destinadas aos pacientes que necessitam de maior atenção da equipe;
– Uma sala exclusiva para portadores de HCV;
– Wi-fi para todos os pacientes e acompanhantes;
– Sala de espera ampla e confortável com disponibilidade de marcação de cirurgião vascular e consultas multidisciplinares;
– Farmácia própria;
– Consultórios na própria Unidade;
– Educação continuada a pacientes e familiares.

Informações da assessoria de imprensa do Hospital Ernesto Dornelles