O ano de 2023 do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) foi marcado por uma série de ações positivas em favor do setor de saúde. Os resultados e o balanço do trabalho do último ano foram apresentados em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (25).

O encontro ocorreu de forma online e teve como destaque a realização da primeira Health Meeting, feira internacional da saúde que contou com a curadoria científica do Sindicato. A segunda edição está confirmada para os dias 17, 18 e 19 de setembro de 2024, novamente no Prédio 40 da PUCRS.

“Foi um evento muito importante, especialmente para nossa inserção e representação política e no setor de saúde”, celebrou o presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan.

Outro destaque do ano foi a realização do terceiro simulado de desastre, que representou um incêndio no Hospital Moinhos de Vento, em março do ano passado. Mais de 100 pessoas se envolveram na atividade. “Ela prepara não só os hospitais, mas toda a rede de cuidado para uma situação de catástrofe”, explicou a gerente de serviços e melhores práticas, Alessandra Dewes.

O ano foi marcado ainda pela criação de dois novos comitês técnicos para a entidade: o Comitê Assistencial das ILPIs, que reúne profissionais de enfermagem das instituições de longa permanência para idosos, e o Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente.

A assembleia também formalizou a apresentação do novo diretor executivo do Sindicato, Marcelo Luiz Sironi. Com passagens pelo Centro Clínico Gaúcho e Colégio Monteiro Lobato, Sironi é formado em Ciências Contábeis pela Ulbra e possui pós-graduação em Finanças pela PUCRS e MBAs em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Houve também a apresentação do novo Conselho de Administração do SINDIHOSPA, que teve alterações aprovadas em assembleia extraordinária há poucas semanas: Daniel Giaccheri, do São Pietro Hospitais e Clínicas, assumiu como vice-presidente. José Clóvis Soares, do Hospital Divina, é o novo conselheiro administrativo e financeiro. Já na função de conselheiro de desenvolvimento humano, tomou posse Rogério Pontes Andrade, do Hospital São Lucas da PUCRS, enquanto Daniele Couto Curtinove, do Hospital Mãe de Deus, é a conselheira de serviços e melhores práticas.

Durante a Assembleia, os associados aprovaram por unanimidade as contas de 2023 e o orçamento para 2024. Em sede extraordinária, também foram aprovados os valores de contribuições para o ano corrente, alterações no estatuto social, bem como a delegação de poderes para o Conselho de Administração.