A prevenção da contaminação por vírus, bactérias e fungos é uma preocupação permanente dos hospitais, que contam com setores dedicados a esse tema, os serviços de controle de infecção. Porém, desde o início da pandemia da Covid-19, o trabalho desses profissionais tem sido ainda mais exigido diante do surgimento de novos microrganismos — e a ameaça de antigos inimigos invisíveis.

Responsáveis por identificar e evitar infecções hospitalares (as chamadas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, IRAS), esses serviços instituíram medidas adicionais que se tornaram permanentes nas instituições, como explica a enfermeira Camila Piuco Preve, do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Humaniza, de Porto Alegre.

“A triagem de pacientes e profissionais com sintomas gripais se tornou ainda mais rigorosa, além do uso de máscaras no ambiente hospitalar, o reforço sobre a importância da vacinação completa e a educação contínua de colaboradores, usuários dos serviços e familiares”, destaca Camila. Ela enfatiza ainda a adoção da “precaução padrão”, como uso correto de equipamentos de proteção individual e higiene das mãos, que ganharam ainda mais relevância.

Além da Covid-19, outras ameaças têm sido motivo de alerta nas instituições, como a monkeypox, que há poucos dias foi elevada ao status de Emergência Global de Saúde pela OMS (Organização Mundial da Saúde). “Ao mesmo tempo, temos o agravamento dos microrganismos multirresistentes em função da pandemia e do uso indiscriminado de antimicrobianos”, ressalta Camila.

Esse quadro será um dos destaques da 3ª Jornada de Controle e Prevenção de Infecção do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), que ocorre no dia 5 de agosto, no Prédio 50 da PUCRS, em Porto Alegre. O evento reunirá palestrantes nacionais para discutir os desafios desses serviços na atualidade, além de temas específicos de interesse das instituições.

A programação terá painéis temáticos sobre higiene das mãos, prevenção de infecção em hemodiálise e UTIs, medidas de bloqueio epidemiológico, entre outros temas. As inscrições para o evento estão abertas pelo site do Sindicato.