Tecnologias inovadoras para qualificar a gestão hospitalar foram a marca dos debates do 1º Encontro da Cadeia de Suprimentos de Saúde”, que ocorreu nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre. O evento inédito reuniu mais de 250 participantes na capital gaúcha, que acompanharam um dia inteiro de programação sobre o assunto.

Com o tema “tendências e desafios para o Supply 4.0”, o encontro foi promovido pelo Comitê de Relacionamento com Fornecedores do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre). Na abertura das atividades, o presidente da entidade, Henri Siegert Chazan enfatizou que “a soma das inteligências individuais contribui na missão de melhorar a saúde das pessoas, o que inclui, também, a cadeia de suprimentos”.

Além das inovações, que mudam o fluxo da gestão de suprimentos, há mais desafios no horizonte do setor, conforme destacou Rafael Machado de Oliveira, Procurador Regional Federal da 4ª Região: “até 2025, a cadeia deve mudar de fluxos globais para redes nacionais, regionais e até locais de fornecedores e compradores”, disse.

Liderando setores de suprimentos de grandes hospitais em São Paulo, as profissionais Tatiana Santana, do Sírio Libanês, e Leonisa Orbusnik, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, abordaram a relevância da tecnologia no dia a dia. “Por que aplicar tecnologia? Para lidar com questões como aumento de leitos, escassez de produtos e espaço para armazenamento”, enfatizou Tatiana, listando desafios nessa implementação, como a necessidade de mão de obra qualificada e interface com equipes assistenciais. Já Leonisa trouxe a experiência do uso de robótica e rastreabilidade com RFID (radiofrequência). Antes, a diretora de suprimentos do HAOC apresentou o case da instituição na gestão de OPMEs (órteses, próteses e materiais especiais).

Ainda pela manhã, a coordenadora de suprimentos do Hospital de Clínicas, Simone Mahmud, trouxe a experiência da gestão desses produtos do ponto de vista de uma instituição pública. “Temos de usar as tabelas da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, há impedimento no fracionamento de despesas, além das empresas terem de ser autorizadas para venda aos governos”, destacou.

Futuro da logística e compras colaborativas

A programação teve continuidade na parte da parte, com os gestores Glaucio Dias, da GTPlan, e Otávio Augustin, do Hospital São Lucas da PUCRS, que abordaram a inovação em Supply 4.0. Na sequência, Juliano Jorej, gerente de novos negócios da UHT Log, discorreu sobre o futuro da logística hospitalar, enquanto Frederico Tarrago, da Associação Educadora São Carlos, explicou o programa Lean Healthcare.

As palestras prosseguiram com David Pimenta, CEO da Supply4Med, que falou das compras colaborativas na saúde. O evento teve encerramento com um debate sobre strategic sourcing, com as presenças de Felipe Busin, cofundador da StS Hub de Novos Negócios, e Felipe Falone, coordenador do curso de pós-graduação em Compras e Suprimentos e Saúde do Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.