Fortalecer mulheres na busca pelo protagonismo e em espaços de liderança é o objetivo da Confraria de Executivas, que teve seu primeiro encontro nesta terça-feira (12), em Porto Alegre. O evento reuniu 290 participantes na Amrigs, com uma série de palestras e atividades para fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional. A iniciativa é da 3Up Talentos, em parceria com o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).

À frente do projeto, a mentora Kátia Magni disse na abertura do encontro que a Confraria é um “movimento para ajudar as mulheres a ocuparem os lugares que merecem”. Também liderando a iniciativa, a gerente executiva do SINDIHOSPA, Alessandra Dewes, considerou o evento um “movimento de acolhimento, pertencimento e protagonismo”.

Especialistas e executivas de vários setores palestraram para as mulheres presentes. O primeiro painel abordou o tema do protagonismo, a partir da premissa que toda grande liderança começa com uma decisão: assumir o próprio lugar. Uma ação que envolve medo e, também, coragem, como disse a professora Dulce Ribeiro: “não existe fato marcante em nossas vidas que não tenha nenhum viés de medo e coragem”. A terapeuta Maria Alda Rocha de Araújo enfatizou a importância da vulnerabilidade como uma força para o crescimento pessoal. “Ela nos impulsiona a sermos livres”, afirmou. O momento teve também a fala da psicóloga Liziane Barreiro, que falou do impacto das relações familiares em quem somos.

Na sequência, lideranças femininas trouxeram suas experiências do ponto de vista estratégico. Aline Eggers, CEO da Fruki, contou sua trajetória e pontuou que um líder “não é aquele que enxerga a ponte, mas o que atravessa a ponte junto com o time”. Renata Matos, CEO da Planisa, falou sobre o desafio de assumir a gestão do negócio após a morte do pai e fundador. “Tinha convicção que as pessoas nasciam com o dom da liderança. Nunca tinha pensado que podia me preparar para ser líder”, comentou. Por fim, Melina Schuch, superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, afirmou que “se não temos [mulheres] espaço, a gente cria um espaço”, destacando que na instituição, hoje, 66% das lideranças são femininas.

A Confraria prosseguiu com um painel sobre soft skills e as competências necessárias para cada líder. “Elas podem ser tudo, menos ‘soft’. Para desenvolvermos essas skills, precisamos de esforço, coragem e autoconhecimento”, assinalou a consultora organizacional Aline Kosak. Já a CEO da Nilo Saúde, Isadora Kamura, destacou que o “poder de se reconhecer e pertencer” auxilia no processo de empoderamento das profissionais.

O evento teve continuidade com um painel sobre planejamento de carreira, com as falas das mentoras Aline Barreiro e Melissa Camassola, e um debate sobre network, com as participações de Liana Waick, executiva de marketing da Sanremo, Elisandra Soares, diretora-executiva de marketing na Way Up, Janaina Brentano, proprietária da Vou Viajar, e a jornalista Maysa Bonissoni. O encontro finalizou com um debate sobre os próximos passos para as profissionais, com a presença de Juliana Abdalla, diretora geral da Maternidade Pro Matre, Sheila Paiva, executiva na área da saúde, e de Kátia Magni.

A segunda edição da Confraria de Executivas acontecerá no dia 25 de novembro, em local a confirmar. O evento teve os patrocínios ouro de Dagramas, Imed Group, Nilo Saúde e Sanremo; prata de Rossi, Maffini e Milman Advogados; bronze de Atrion – Hospital Moinhos de Vento e Alpar; e apoio da Amrigs, Priorizzi, Way Up, Wens, Vou Viajar, Health Meeting, Fruki, WJ Acessórios e Planisa.