O SINDIHOSPA tem buscado negociar com o SINDISAÚDE questões relacionadas ao Piso da Enfermagem para os profissionais que exercem as funções de Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

Recentemente, em assembleia realizada dia 22/9/2023, a categoria profissional representada pelo SINDISAÚDE/RS rejeitou proposta negociada entre os sindicatos em mesa de tratativas de negociação, que tinha como finalidade específica a aplicação gradual dos valores do piso nos segmentos denominados casas de saúde, home care e instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).

Frustrada a negociação direta entre os sindicatos, o SINDIHOSPA efetuou pedido de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, já tendo sido designada audiência para 16/10/2023, às 14 horas.

Além dois segmentos referidos, também tentará a entidade patronal viabilizar a negociação para clínicas psiquiátricas, hospitais psiquiátricos e serviços de ambulância.

Além da negociação antes referida, o SINDIHOSPA postulou uma segunda mediação perante Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região relacionada ao Piso da Enfermagem.

Pretende-se viabilizar negociação para os hospitais privados que estão observando o Piso da Enfermagem, desde que considerado o parâmetro da remuneração dos trabalhadores.

Essa questão foi objeto de Embargos de Declaração opostos no STF pelas entidades que representam os estabelecimentos de saúde, ainda pendente de julgamento.

Essa segunda mediação também teve audiência designada para 11/10/2023, às 11hs.

Atenciosamente,

Henri Chazan