Na última quarta-feira (9), o Comitê de Gestão Ambiental realizou visita técnica à Estação de Transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no bairro Lomba do Pinheiro, para verificar o trabalho realizado pela Unidade de Triagem de Resíduos na separação do resíduos hospitalares, feita por cooperativa que atua em parceria com o órgão.
A cooperativa atualmente conta com uma equipe de cerca de 70 pessoas que realizam a classificação e separação dos resíduos por meio de uma esteira, onde ficam em torno de 20 pessoas selecionando o material e acondicionando os mesmos em latões ou bags. Estes itens são posteriormente embalados em fardos e colocados para comercialização, onde a renda é revertida para as famílias que atuam na cooperativa.
A visita teve como objetivo acompanhar o trabalho realizado pelo DMLU e sanar dúvidas sobre resíduos que podem ou não ser enviados para a Unidade. Além disso, Márcia Orantas, engenheira agrônoma do setor de serviços e projetos especiais de tratamento do Departamento, foi convidada para participar da próxima reunião do Comitê, para tratar sobre os termos de cooperação dos hospitais.