A rastreabilidade de resíduos recicláveis coletados nos hospitais esteve na pauta de reunião do Comitê de Gestão Ambiental do Sindicato com representantes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O encontro aconteceu na quinta-feira (19).
O assunto já vinha sendo discutido anteriormente e foi reforçado pelo grupo, além de outras demandas que afetam o dia a dia das instituições, como a revisão da lista de resíduos recicláveis, o Certificado de Identificação (MTR) que deve acompanhar as cargas, além de um termo de cooperação entre as partes.
O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, e a supervisora operacional, Alessandra Pires, destacaram a importância da rastreabilidade para a verificar a destinação dos resíduos. Os representantes do órgão falaram também sobre a segregação dos resíduos, pois a Unidade de Triagem tem recebido diversos materiais contaminados junto com os recicláveis. Eles convidaram ainda o Comitê para visitar uma UT e conhecer de perto o processo.
Já os membros do Comitê enfatizaram a importância da logística adequada nos hospitais, bem como discutiram como melhorar o processo para evitar riscos de contaminações. Foi definida, ainda, a análise conjunta de uma lista de resíduos para possível atualização e orientação adequada das instituições. O grupo também acertou o envio de uma planilha com as necessidades de coletas semanais de cada hospital, de maneira a organizar a logística para recolhimento dos resíduos.