Artigo publicado no jornal Zero Hora de 12 de novembro de 2022

Porto Alegre é uma cidade que respira saúde. Aqui reunimos 18 hospitais, quatro universidades e centros de pesquisa que são referência em qualidade e assistência de excelência no Brasil e no mundo, recebendo milhares de pessoas em busca de tratamento, network e especialização. Um capital humano e de infraestrutura que foi desenvolvido ao longo de mais de um século.

O setor de saúde é exemplo do que há de melhor em nossa capital, que em 2022 celebrou seus 250 anos. Une a força do trabalho com a inovação permanente, rompendo fronteiras para levar à população um serviço de qualidade. Claro, temos desafios a superar, como a pandemia evidenciou, mas estamos em um patamar superior a muitas cidades do país e da América Latina.

Um dos maiores desafios é, sem dúvida, integrar todo esse sistema em um hub de saúde, articulando formação, assistência e pesquisa numa rede coordenada e cooperada a serviço das pessoas. Um projeto ambicioso mas que, quando concretizado, trará um ciclo virtuoso em termos de melhor atendimento, além de gerar mais desenvolvimento, emprego e renda, incluindo setores como hotelaria, alimentação e turismo.

Tornar isso realidade é um dos objetivos do SINDIHOSPA, que celebra neste sábado 60 anos de forte atuação na representação do setor saúde da capital, por meio de hospitais, clínicas, residenciais geriátricos, laboratórios de análises clínicas, entre outros. Em articulação com o setor público e privado, lutamos pela qualificação contínua dos serviços, das políticas públicas e da gestão dos empreendimentos. Realizamos ainda eventos de alcance nacional para capacitação de profissionais, por meio de comitês que reúnem membros das diversas instituições associadas.

Chegamos às seis décadas com orgulho de ter contribuído diretamente nestas conquistas para a capital — as quais reforçam nossa responsabilidade na construção de novos avanços. Com trabalho, integração e inovação, faremos Porto Alegre ser, cada vez mais, uma referência em saúde para o mundo.

Henri Siegert Chazan, presidente do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre)