Na tarde desta segunda-feira o SINDIHOSPA recebeu em sua sede o SINTEC (Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado). O objetivo do encontro foi conhecer o sindicato profissional e debater sobre o pleito laboral de se estabelecer a primeira convenção coletiva de trabalho com o SINDIHOSPA.

Participaram do encontro a gerente de serviços e melhores práticas do SINDIHOSPA, Alessandra Dewes; a assessora jurídica, Ana Cristina Quevedo; o gestor de RH José Antônio Costa, representante da Comissão de Negociação; o presidente e vice-presidente do SINTEC, César Augusto Silva Borges e Marcelo Valandro Dutra da Silva, e o diretor administrativo, Paulo Roberto Corrêa Motta.

Os representantes da entidade profissional explicaram que técnico industrial é todo profissional habilitado, através de curso técnico de nível médio por escolas técnicas e pelo sistema S, tratando-se assim de categoria diferenciada e com representação na área da saúde. Também foi abordada a história do SINTEC e sua relevância para o setor — neste mês, o sindicato completa 35 anos.

Alessandra apresentou o SINDIHOSPA, explicando como se dão as negociações com os sindicatos profissionais da área da saúde. Já Ana Cristina ressaltou a busca pelo melhor acordo entre as partes, além de comentar sobre algumas das cláusulas das convenções.

José Antônio, por sua vez, trouxe questionamentos sobre a atuação dos técnicos, áreas dos hospitais onde atuam, data-base da categoria, entre outros. Ficou estabelecido que será feito um levantamento dos técnicos nas instituições para, assim, entender o volume desses profissionais na área da saúde.