Este 27 de julho é celebrado como o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. No intuito de reforçar a importância deste tema, o Comitê de Saúde e Segurança do SINDIHOSPA destaca sete motivos de porque as instituições devem investir na proteção e prevenção dos trabalhadores:

1. Diminuir o absenteísmo e o turnover. Colaboradores mais protegidos e confiantes ficam mais engajados, permanecendo mais nas empresas e faltando menos. A maior riqueza de uma empresa são suas pessoas;

2. Investir em promoção da segurança, saúde e bem-estar nas empresas dá retorno financeiro mensurável. O estudo Mental Health in the Workplace, divulgado em 2019 pela OMS, afirma que, para cada US$ 1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$ 4 são percebidos em ganhos com o aumento da produtividade. Outro exemplo disso foram três intervenções em empresas brasileiras que revelaram um ROI (return of investment) de R$ 1,62 a R$ 5,22 para cada R$ 1,00 investido.

3. Evitar, caso ocorra um acidente grave, responsabilização civil e penal dos Conselhos, da Diretoria, das Chefias, dos Responsáveis Técnicos, das CIPAS e profissionais da Segurança;

4. Atender a legislação, evitar notificações, autuações ou indenizações com valores expressivos. Exemplo: Atacadista é condenado em R$ 956 mil por expor empregados ao risco de queda em altura.

5. Preservar e promover a imagem da instituição perante a sociedade e seus clientes, divulgando nas mídias as melhores práticas desenvolvidas, preservando a reputação e garantindo a sua longevidade;

6. Estar habilitado para receber certificações nacionais ou internacionais ONA, ISO etc;

7. Cumprir com a nossa missão. Ou seja, que os colaboradores e contratados voltem íntegros e saudáveis para as suas famílias todos os dias.

Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, convidamos você a conferir uma lista com mais de 250 vídeos sobre segurança nos ambientes de trabalho. Produzidos por instituições de todo o país, os conteúdos trazem informação e qualificação que podem ser utilizados para capacitações em grupo ou aprendizado individual. Clique aqui para ver.