Contribuir para aprimorar a gestão de hospitais brasileiros que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de que possam qualificar o processo de gestão e o atendimento à população. Este é o objetivo do Voluntários da Saúde, grupo formado em abril e que já conta com 358 participantes de 24 estados brasileiros.
Organizado pelo executivo Fernando Torelly, superintendente corporativo/CEO do HCor em São Paulo, o grupo reúne médicos, enfermeiros, administradores, advogados, farmacêuticos, jornalistas, nutricionistas, fisioterapeutas, engenheiros e outros profissionais atuantes na área da saúde, que decidiram compartilhar suas experiências voluntariamente para contribuir com o aprimoramento do SUS. “A intenção é ajudar a reduzir as desigualdades no acesso ao conhecimento e às boas práticas de gestão”, explica Torelly.
Com a grande adesão de profissionais de diferentes áreas em todo o país, o Voluntários da Saúde organizou-se em comitês técnicos por áreas de atuação e divulgou sua proposta de trabalho nas redes sociais. Logo, surgiu o primeiro interessado no apoio à melhoria da gestão: o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), de Porto Alegre (RS).
Criado em 2014 e com atendimento 100% SUS, a instituição está definindo seu planejamento estratégico para os próximos anos, traçando os caminhos para a ampliação dos serviços e a informatização dos processos. “O planejamento estratégico propiciará uma evolução, resultados em melhoria na qualidade do atendimento e segurança do paciente. Também nos permitirá trabalhar na expansão dos serviços e estrutura do hospital para os próximos anos”, diz o diretor geral do HRES, Paulo Fernando Scolari.
Outros pedidos de apoio estão em análise. Hospitais interessados em receber consultoria dos Voluntários da Saúde podem manifestar sua intenção pelo e-mail voluntariosdasaude1@gmail.com. Já os profissionais que desejarem fazer parte do grupo como voluntários devem enviar uma mensagem privada para o perfil do Linkedin.